quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Faça torresmo rapidamente e sem sujeira

Torresmo é uma delícia. É um ótimo acompanhamento para tomar uma cerveja com os amigos, acompanhar feijoadas e outros pratos mais pesados, típicos do inverno. É elemento essencial da cozinha mineira.
Torresmo crocante, preparado rapidamente na panela de pressão
O problema é fazer o tal do torresmo. A matéria prima, o toucinho com couro, não é difícil de achar, e nem custa caro, mas o processo de fritar e preparar um torresminho é, geralmente, complicado, sujo e até perigoso, e desanima qualquer um. Durante a fritura, o couro costuma estourar, espalhando gordura quente não somente no fogão, mas na cozinha inteira. Nem o cozinheiro escapa de algumas queimaduras por óleo quente.

A maioria dos processos utilizados necessita de refritura, então é demorado e desanimador, e os resultados, nem sempre garantidos, o que torna o torresmo uma verdadeira benção dos céus para qualquer dentista.

Mas, vou dar uma dica hoje, para fazer torresmo rapidamente, sem fazer muita sujeira, e de uma vez só, utilizando uma panela de pressão.

Uso o toucinho de barriga, com alguns pedacinhos de carne, picado em pequenos cubos. Não experimentei fazer somente com couro, mas vou tentar futuramente.

Em tese, o toucinho poderia ir diretamente para a panela de pressão, depois de ser temperado. Eu prefiro cozinhar primeiro com água, sal e vinagre, para amaciar um pouco o couro e pururucar melhor. Cozinho durante uns 20 ou 25 minutos, jogo fora toda a água e deixo descansar um pouco, para que a umidade seque.

Depois, é preciso preparar a panela de pressão. A borracha de vedação deve ser removida da panela, pois não pode pegar pressão durante a fritura. Deve-se usar óleo sobre o toucinho, até quase cobrir os cubos dentro da panela.

Deve-se usar fogo alto, durante todo tempo. Enquanto ainda não começou a estourar, mexer com uma colher de pau para que não grude no fundo. Quando já estiver quente, fechar a panela com a tampa sem a borracha. Os estouros vão começar em breve, mas não se preocupe com isso.

Como a tampa está sem a borracha de vedação, alguma gordura vai acabar saindo pelo encaixe, mas isso é perfeitamente aceitável, e a sujeira fica restrita ao fogão. Não vai fazer mais sujeira que fritar alguns ovos inteiros.

Quando parar de estourar, desligue o fogo, e aguarde alguns minutos. O toucinho vai fritar em mais ou menos 15 a 20 minutos, apenas. Abra a panela, o couro deve estar pururucado e o toucinho bem dourado. Se não estiver a contento, feche a panela e frite um pouco mais, mas tome cuidado para não queimar. O processo é surpreendentemente rápido.

Depois disso, é só tirar da panela com uma escumadeira e colocar em um recipiente para servir. Use uma ou duas folhas de papel toalha no fundo para secar a gordura. Espere esfriar um pouco e está pronto. Não fica duro, teu dentista não vai ficar mais tão feliz. O processo de refritura é totalmente dispensável. Também não gruda no fundo da panela.

Ao todo, você pode obter torresmos em menos de uma hora e quase sem fazer nenhuma sujeira. Experimentem! Acompanhem com uma cerveja gelada ou uma caipirinha, e bom apetite.