quinta-feira, 28 de julho de 2016

Breakfast americano versus café da manhã brasileiro

Qualquer brasileiro que tenha viajado aos Estados Unidos, ou que tenha ao menos se hospedado em um hotel com cozinha internacional, sem dúvida deve ter estranhado a composição de um típico breakfast americano.
Ovos com bacon e pão de forma, típico dos breakfasts
De fato, brasileiro não tem hábito de comer ovos fritos com bacon no café da manhã. Aos olhos dos brasileiros, comer uma refeição tão forte logo pela manhã parece um grande contrassenso.
Cereais matinais doces, bem ao gosto americano
É claro que o típico breakfast não é uma unanimidade do dia-a-dia dos americanos, mas sem dúvida é uma refeição bem mais completa, e por que não dizer, pesada, para o padrão do brasileiro.
Waffles com mel
Um breakfast típico, além dos onipresentes ovos com bacon, tem waffles (preparados em casa mesmo), pancakes (diferente das nossas panquecas), French toasts (uma espécie de rabanada), bagels (tipo de pão em formato de rosca, cuja massa é fervida antes de ser assada), muffins e alguns outros produtos.
Muffins
Cotidianamente, o breakfast é mais simples, mas incluiu uma grande variedade de cereais, vendidos nos Estados Unidos em quantidades impressionantes, e quase sempre com muito mais açúcar e sódio que o necessário. Produtos a base de aveia são comuns também. As crianças normalmente comem os cereais, enquanto a aveia é preferida pelos adultos.
French toastes
Enquanto isso, o brasileiro típico se contenta com café preto, ou com leite, e pão branco com margarina ou manteiga. Raramente inclui torradas ou frios, como queijo branco fresco, mussarela, mortadela ou presunto. Normalmente, é uma refeição muito mais leve que a do breakfast americano típico. Não chega a ser incomum o brasileiro tomar apenas um copo de café com leite e ir trabalhar só com isso no estômago.
Típico café da manhã brasileiro
Culturalmente, a preferência dos americanos por uma refeição matinal mais pesada é calórica deve-se ao fato de muitos americanos considerarem essa a principal refeição do dia, enquanto os brasileiros consideram o almoço sua principal refeição. Mas, devemos considerar também que os Estados Unidos estão situados numa zona de clima temperado, com temperaturas médias mais frias do que as encontradas na maior parte do Brasil, de características tropicais.

Com temperaturas mais baixas, é melhor sair de casa melhor alimentado, portanto.

Tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, a refeição matinal pode incluir frutas, como o mamão, o melão e a banana.

Ao brasileiro, costuma ser relativamente fácil se adaptar ao gosto americano, pois o breakfast é bastante saboroso. Deve-se, no entanto, tomar cuidado com as calorias, e isso para quem precisa realmente se preocupar com isso. Quanto ao americano, ele jamais vai adotar o café da manhã brasileiro, pois vai passar fome depois.







Nenhum comentário:

Postar um comentário